Obras de arte em Roma

Que Roma é uma cidade cheia de história e museus você provavelmente já sabe, mas o que você talvez não saiba é que existe um universo de obras de arte que não estão em museus, e que estão em boa parte em lugares que não cobram entrada ou até mesmo no meio da rua!

Foi seguindo esse pensamento que entre 2016 e 2017 eu montei esse mapa abaixo. Na época estávamos moramos em Roma e tentando achar coisas legais para ver, de preferência sem gastar nada.

Primeiro as Pinturas

Eu separei nosso mapa em 3 cores/categorias. Todos que tem esse ícone de pintura nessa cor aqui, são em geral pinturas importantes que você pode ver gratuitamente, geralmente porque estão dentro de igrejas e por incrível que pareça elas não cobram entrada, ao menos em Roma.

A Vocação de São Mateus - detto Caravaggio
A Vocação de São Mateus – detto Caravaggio, obra que você pode ver na igreja de São Luís dos Franceses.

Um milhão de igrejas

Acontece que boa parte das obras de arte mais importantes e simbólicas foram feitas para igrejas ou acabaram parando em uma delas, então você vai ver que nosso mapa tem realmente um monte de igrejas marcadas. Eu particularmente não sou religioso, mas gosto bastante de visitar essas igrejas, porque é fato que sempre um espetáculo de arquitetura e arte. Então as outras igrejas de onde não tenho nenhum destaque específico estão marcadas nessa cor aqui no mapa, porque valem a visita pela construção em si. 

Coisas no meio da rua

Por último e não menos importante, uma das coisas mais impressionantes e que tornam Roma uma cidade realmente impressionante para mim: as obras/construções que você encontra andando na rua. Posso ser bem clichê e citar a Fontana de Trevi aqui, mas Roma nos permite ir muito além disso.

Obelisco do elefante, Gian Lorenzo Bernini.
Obelisco do elefante, Gian Lorenzo Bernini.

A cidade é cheia de fontes milenares, estátuas, obeliscos egípcios e construções de mais de 1500 anos em geral. É realmente impressionante e o que eu tentei fazer nesse mapa, foi marcar também esses lugares, no caso com essa cor aqui.

Espero que gostem do mapa e se tiverem qualquer coisa para adicionar, basta deixar um comentário aqui. Ainda vamos falar mais dos museus de Roma, que são outra parte incrível da cidade.

Ingressos

Siga @ilpercorso no instagram :)