Fim de semana de carro pela Toscana – Dia 2

Nesse post contamos tudo o que fizemos no nosso segundo dia de viagem de carro pela Toscana. Esse é o resumo do nosso domingão:

Acordamos em Cortona e na manhã seguinte, finalmente paramos em frente a Bramasole – casa de Frances Mayers. Demos um último giro pela cidade, e seguimos em direção a Montepulciano, quando paramos em:

Lago Trasimeno

Fizemos uma parada picnic para o café da manhã no Lago! Foi uma idéia que veio na hora, já que vendo o mapa, estávamos muito próximos a ele e valeu muito a pena. O Lago Trasimeno é o maior lago da região central da Itália, e fica na Umbria, bem ali na fronteira das regiões (Toscana e Umbria).

O fundo do lado é de areia “meio barrenta”, então não deu vontade de nadar, mas fizemos o picnic na margem. Pra quem se interessar pelo lago, tinham vários passeios de barco, ilhas e pedalinhos.

Após o café seguimos para nossa próxima parada toscana em:

Montepulciano

Conseguimos um lugar para estacionar o carro, pagando por hora é claro, bem próximo a entrada da cidade. Digo isso porque não é uma missão fácil encontrar vagas nessa época, mas com paciência é possível, mas vá preparado heim! Paramos próximos a Porta al Prato.

Seguimos no centro em direção a Piazza Grande. Assim como Cortona, a cidade é inteira de subidas e decidas, sem carros de turistas, então perninhas que ajudem a aguentar. A cidade também fica no alto, então várias das ruas são panorâmicas. Vale a pena o passeio com calma, com tempo para contemplação.

A cidade também foi cenário de filme e livro, mas dessa vez o Lua Nova, segundo filme da saga Crepúsculo.

Depois de conhecer o centro, as paisagens e o duomo, voltamos a estrada rumo a nossa última parada:

Pienza

Chegamos morrendo de fome, e como vocês já devem saber mas vale relembrar aqui, os horários de almoço e janta aqui na Itália são muito precisos e se você perder, sinto muito, mas não tem nenhum restaurante que vai te deixar entrar as 15h e pedir o almoço.

Depois de perguntar em quase todos os restaurantes que estavam abertos, achamos um lugar de panini (sanduíches), e foi ali mesmo. Pienza é relativamente menor que as cidades anteriores – ao menos o centro histórico e foi muito mais fácil de estacionar o carro na chegada.

O centro também fica numa parte elevada, mas é quase que inteiramente plano! Então temos várias vistas panorâmicas e depois do almoço pegamos um gelato e fomos descobrir a cidade. Conhecemos o duomo, a praça principal e as lojinhas.

Um dos alimentos mais tradicionais do local é o queijo pecorino, e pra mim esse é o cheiro da cidade. Fizemos umas comprinhas de mel de queijo para trazer para Bologna, e antes das 17h nós saímos de lá, afinal é ainda viriam 3h de viagem até a nossa casa.

Deixo mais sugestões de passeio do nosso parceiro Get Your Guide!

Em agosto também fizemos uma outra viagem de carro, pela Puglia! Para saber mais veja o que fizemos nos 5 dias de viagem 🙂

Siga @ilpercorso no instagram :)