Como enviar e receber dinheiro na Europa?

Uma dúvida bem comum para quem vem passar um tempo aqui na Europa é sobre como trazer dinheiro.

Se você está viajando a turismo, para passar só alguns dias, eu acho que a melhor opção sem dúvida é trazer a maior parte em espécie, um cartão “recarregável” com um pouco e um cartão internacional para alguma emergência. Eu era bem resistente à ideia de trazer em espécie quando vim a primeira vez, por medo mesmo, mas hoje acho que é a melhor opção, por ter menos imposto na hora de comprar (hoje quando escrevo este post o IOF é de 1.1%) e porque é bem raro acontecer algum tipo de assalto por aqui. Use uma doleira (sabe aquele tipo de “pochete” oculta dentro da calça?), fique esperto com furtos e em geral vai ficar tudo bem.

Agora, se você vai ficar mais tempo por aqui, seja estudando, trabalhando ou mesmo se mudando “por tempo indeterminado”, você pode até usar essa tática acima para quando chegar, mas vai com certeza precisar de uma solução mais abrangente. Então vou dizer o que nós usamos e recomendamos para todos.

A nossa dica é uma tríade de empresas: Nubank, Transferwise e N26. E vou explicar o porque.

NuConta e o Nubank em geral

Caso você ainda não conheça o Nubank, ele é um banco totalmente digital, sem agências, e que te permite fazer tudo por meio do app deles. Além de ser o primeiro colocado na minha categoria pessoal chamada: “cartão roxinho preferido” que eu inventei só para colocar eles como campeões.

O cartão do Nubank
O cartão do Nubank

Ainda no Brasil eu já era cliente do cartão de credito deles, e da NuConta assim que ela surgiu, e era bem útil, mas nesse momento da vida se tornou um serviço essencial para o que precisamos. Olha como se encaixa com o que você vai precisar enquanto estiver aqui:

  • A NuConta não tem tarifa, então a gente não precisa ficar pagando nenhum banco por serviços que não vamos usar (como saque por exemplo, ou coisas do tipo)
  • Se por acaso algum dinheiro ficar parado na conta, ele tem o mesmo rendimento de uma aplicação CDI (você não vai ficar milionário com isso, mas já é melhor que nada – e que a famigerada poupança)
  • Não tem tarifa para fazer TEDs (Transferência Eletrônica Direta). O que o torna o parceiro perfeito para nosso próximo serviço da lista, o TransferWise

Mais informações aqui no site deles.

TransferWise

A TransferWise é uma empresa de digital de cambio e é ela que vai fazer a conversão da moeda no fim das contas. Eu não vou entrar muito nos meandros técnicos do funcionamento da empresa, porque eu não saberia explicar isso com propriedade, mas o fato importante é que ele te permite ter acesso a uma cotação bem massa (pelo menos em relação ao Euro, que é a única moeda que converti) e sem pagar muitas taxas (as poucas que você paga são bem explicadas pelo app antes de qualquer coisa).

Se você quiser experimentar, você pode inclusive usar esse link de convite, que vai te dar uma primeira transferência sem taxa nenhuma até R$500.

A plataforma te permite tanto enviar dinheiro para outra pessoa, quanto também enviar para uma conta sua em outra moeda, e se você está se perguntando: “Ué, mas eu não tenho uma conta que funcione em Euro”. Bom, é aqui que está o pulo do gato chamado N26, mas vamos chegar lá em breve.

Simulação de conversão de Real para Euro feita em 24/01/19
Simulação de conversão de Real para Euro feita em 24/01/19

O ponto aqui é que usando a NuConta, você consegue fazer o TED para a TransferWise sem pagar nada por isso (já é uma vantagem considerando que o valor médio cobrado por operação gira em torno de uns R$8) e mais que isso, seu dinheiro chega muito rápido. Já aconteceu comigo de levar menos de 30 min para a TransferWise avisar que já tinha recebido o dinheiro e estava dando prosseguimento com a transferência.

Sua conta em Euro com o N26

Por último mas não menos importante vem o N26, um banco digital (sim, mais um, as fintechs estão com tudo mesmo). Com sede na Alemanha, ele vem crescendo por ser muito desburocratizado, fácil de usar e adivinha só? Sem tarifas!

Os cartões do banco N26
Os cartões do banco N26

Eu abri minha conta em 2017 e lembro que foi bem fácil. Eu estava em Roma, ainda não tinha nem a cidadania italiana, e foi apenas questão de baixar o App, preencher uma porção de dados. Depois de uns minutos um “consultor” deles entrou em contato comigo em uma chamada com voz e vídeo para confirmar minha identidade e ver o meu passaporte e prontinho, só esperar o belo cartão transparente deles chegar.

Acho que os dois únicos pontos negativos são: 1. a ligação de confirmação de dados tinha que ser feita toda em inglês, então você precisa ter pelo menos algum domínio no idioma para fazer o processo; 2. Você precisa já estar na Europa para abrir a conta.

Tirando isso o N26 além de não ter tarifas, ainda te permite fazer saques em qualquer lugar da Europa (também sem tarifa) e assim como o NuBank, funciona totalmente pelo app. Se você quiser abrir a sua conta, tá aqui o meu link convite 🙂

É basicamente isso. Com esses 3 serviços a gente consegue fazer uma transferência de Real para Euro em cerca de 3 ou 4 horas na maioria dos casos (dependo um pouco dos horários no Brasil e aqui na Itália), pagando uma boa cotação e poucas taxas. Espero que essas dicas ajudem vocês e se tiverem correções ou dúvidas, é só dizer aqui nos comentários ou lá no nosso Instagram.

Siga @ilpercorso no instagram :)