Fim de semana de carro pela Toscana – Dia 1

Em pleno verão italiano desse ano nós fizemos uma viagem de fim de semana de carro pela Toscana. Alugamos um carro em Bologna no sábado bem cedinho e partimos! Éramos em quatro pessoas, número ideal para uma viagem de carro, e com a bolsa térmica cheia de lanches e muita água!

Partimos ainda antes das 10h em direção a Toscana – mas onde? Sempre há um monte de dúvidas de onde ir, ainda mais pra gente que quase nunca aluga carro, fica sempre a questão: descobrir cidades novas ou procurar roteiros prontos?!

Decidimos partir rumo a Cortona, única cidade que estava no nosso itinerário desde sempre e que você já vai saber o porquê. No meio da viagem, em meio a um pouco de trânsito e muuuuito movimento na estrada, colocamos Arezzo como ponto de parada!

Arezzo

Arezzo é uma cidadezinha que tem o centro histórico em parte mais alta e pode ser avistado quanto nos aproximamos da cidade! Seguimos avistando-o e conseguimos estacionar o carro bem próximo de uma das entradas. Como sempre o centro é uma zona de tráfico limitado o que permite que apenas os residentes trafeguem de carro.

Para estacionar o carro, lembre-se sempre: vagas sinalizadas com linhas brancas são livres para estacionar, com linhas azuis, estacionamento a pagamento – normalmente parquímetro – e com LINHAS AMARELAS apenas para residentes!! Cuidado que as multas por aqui são fáceis, nós mesmo já pegamos o/

Começamos o passeio passando pelo ponto de informações ao turista para pegarmos um mapa da cidade. Em frente dele, está o parque central que oferece uma vista maravilhosa da cidade e colinas toscanas. Tem bastante sombra também, o que foi maravilhoso nesse dia de calor.

O centro estava todo enfeitado para a Giostra de Saracino, que é uma festa de origem medieval e acontece em duas datas por ano – penúltimo fim de semana de junho e primeiro de setembro. É um torneio de cavalos e os edifícios ficam enfeitados com emblemas dos cavalheiros e dos bairros da cidade.

Passamos pela Piazza Grande e pela Igreja di Santa Maria della Pieve e sua coluna e seu mistério da “coluna gordinha”, caminhamos nas ruazinhas com gelato e já voltando em direção ao carro. Comemos nosso sanduíche que já tínhamos preparado para viagem e seguimos para o nosso destino, por estradinhas estreitas, quando nos deparamos com um:

Campo de girassol

Um dos motivos da viagem era conhecer as estradas e campos de girassóis toscanos. Era um sonho ver os girassóis de perto, e em meio a estradinha encontramos um campo inteiro e totalmente aberto, esperando por nós.

Estacionamos o carro e nos divertimos em meio aos girassóis gigantes, fazendo fotos e vídeos. Já cansados e com fome mas totalmente realizados, nós seguimos viagem.

Cortona

Finalmente chegamos ao destino final, a cidade que é a casa da autora Frances Mayers, do livro e depois filme “Sob o sol da Toscana”. Deixo aqui abaixo os links (da Amazon que somos afiliados!) para relembrarem, e já aviso que também está disponível no catálogo da Netflix 🙂

Lembrou?

A escritora realmente mora lá e sua casa – a casa do filme e livro – existe e fica bem próxima do centro da cidade. Não é possível visitá-la internamente porém a fachada, os jardins, a emoção de estar ali “revivendo” as cenas já é muito emocionante.

Nós jantamos em uma osteria, provamos as massas com trufas, que são super típicas da região e por isso nem tão caros como em outros lugares da Itália, e aproveitamos a noite já que por surpresa do destino, naquele dia acontecia o Cortona Jazz Night.

Conseguimos um lugar para dormir pelo Airbnb – clique aqui para o link de desconto para novos usuários – e assim conseguimos curtir a cidade até de madrugada. Dormimos em um apartamento do lado da praça principal, incrível! O que foi nosso maior incentivo a ficar na rua até tarde, afinal não daria pra dormir com jazz e festa acontecendo.

Na manhã seguinte, finalmente paramos em frente a Bramasole – casa de Frances Mayers – demos um último giro pela cidade e seguimos em direção a Montepulciano, nesse post aqui 🙂

Deixo mais sugestões de passeios do nosso parceiro Get Your Guide 🙂

Siga @ilpercorso no instagram :)