Viagem de carro pela Puglia – Dia 1 – Polignano al Mare e Alberobello

Nesse verão de 2019, especificamente no feriado de Ferragosto, nós tivemos a oportunidade de fazer uma viagem de carro por cinco dias, passando em diversas cidades do Salento, na Puglia.

Salento é a península que “literalmente” é o salto da bota. A região é cercada pelos mares Jônico e Adriático e tem a cidade mais oriental italiana.

Nós pegamos um vôo pela Ryanair de Bologna a Bari, as 10h da manhã do dia 15, que é o feriado de Ferragosto. As 11h20 já estávamos em Bari, pegamos o carro no próprio aeroporto e seguimos para a primeira parada em Polignano al Mare.

A reserva do aluguel do carro nós já tínhamos feito no final de junho! Por ser um período de férias e único feriado do verão, sabíamos que deixar pra última hora poderia significar pagar muito e/ou não conseguir alugar!

Primeira parada

Polignano al Mare fica a aproximadamente 40 minutos de carro de Bari. Fica no litoral adriático e é a cidade aonde nasceu Domenico Modugno, da música link! Nós chegamos era quase 15h, então era uma das opções que estava aberta 🙂

Após o almoço, seguimos a pé por 2-3 minutos e finalmente chegamos a Lama Monachile Cala Porto.

Vista da praia mais famosa de Polignano al Mare
Vista da praia mais famosa de Polignano al Mare. Uma outra curiosidade legal é que daquele cantinho ali no lado direito fazem competições de salto ornamental! Tem vários vídeos na internet pra quem ficou querendo ver! Eles saltam das janelas das casas.

O acesso a essa praia é feito por uma escada conectada a essa ponte de onde tiramos a foto! É o cartão postal da cidade <3

No dia em que estávamos lá o mar estava bem agitado e a praia bem cheia. Sentamos nas laterais das rochas mais próximas a água. Já num primeiro momento percebemos que muitas das pessoas que estavam saindo e entrando no mar usavam uma espécie de calçado, tipo uma meia de plástico. Tipo isso aqui:

Entrando na água, e pela própria praia que é de pedrinhas, nós percebemos o porquê! O fundo é feito de pedras e corais em muitas praias dessa região da Itália. Talvez essa seja a dica mais útil que nós podemos te dar! Um sapatinho desse – scarpe da bagno, water shoes, custa a partir de 7 Euros – pelo site da Amazon no Brasil, achei essa opção de sapatinho e palmilha que me pareceu interessante:

20&l=am2&o=33&a=B07L4YBMTF” width=”1″ height=”1″ border=”0″ alt=”” style=”border:none !important; margin:0px !important;” />

Centro de Polignano

O centro histórico, oferece a vista “ao contrário” da praia. As casinhas são branquinhas, ruas estreitas e muitos mirantes. Faz parte do passeio se perder nas ruas e descobrir os encontros o mar!

Nós ficamos na cidade até as 18h aproximadamente e dali seguimos para Alberobello. Nós tínhamos a intensão de passar em Monopoli, que foi super recomendada. Mas, percebemos que chegaríamos muito tarde na próxima cidade e por ser a primeira vez na Puglia, preferi seguir viagem ainda de dia.

A estrada entre Polignano e Alberobello é maravilhosa. A cidade fica no interior da Puglia e a estrada, que vai subindo te deixa entre intermináveis oliveiras e o mar. Um dos momentos mais lindos, na minha opinião uma das coisas mais gostosas de fazer uma viagem de carro.

Chegamos em Alberobello, um sonho!

Nós ficamos em um hotel chamado Dimora Sumerano pelo booking que deixei como link para desconto! São apartamentos metade trulli – metade construção nova, a 5 minutos da cidade de carro. O valor foi ótimo, já que os trulli na cidade custavam bastante e deu aquele charme de experimentar algo totalmente novo! Foi especial <3

Nós tomamos banho e fomos para a cidade! Apesar de ser agosto e verão, bate um ventinho de noite viu, vale a pena ter uma blusinha na mala.

Estacionamos o carro onde havia vaga, já que está tão tão tão tão cheio, e caminhamos uns 15 minutos até a igreja Matriz, na Piazza Antonio Curri. Assim começamos a procurar um local para jantar, desafio no dia de Ferragosto já que todo mundo já havia reservado, e apesar dos restaurantes parecerem vazios, não havia nenhum lugar disponível.

Por uma sorte do destino e um casal saindo na mesma hora, conseguimos uma mesa nesse restaurante. Nunca havíamos ido a um lugar de “cozinha aberta” acho que foi o lugar mais aconchegante que já jantei na Itália.

Parecia que você estava na sala da casa de alguém, o chefe ali atrás cozinhando com sua assistente. Nós pedimos o orecchiette (parece um fandangos, desculpa italianos!) e é a massa pugliese por excelência!

Nós demos uma super volta pela cidade e uma dica interessante é ir até o Balcone di Santa Lucia. Fica ao lado de uma igreja e é um mirante que de onde você consegue avistar uma das zona Trulli.

Vários pontos turísticos estavam com projeções noturnas, e nós passeamos pela cidade na rua principal do “vale”, pela zona trulli entre a igreja e o museu. Então deixo aqui abaixo os links para tours com o nosso parceiro, Get your guide 🙂

Caminhamos descobrindo a cidade, super movimentada, com música e cheia de turistas – a maior parte italianos! Após uma bela andada voltamos para o hotel para recuperar as energias já que a viagem só estava começando.

A continuação da nossa viagem de carro pela Puglia vem nos próximos posts!

Siga @ilpercorso no instagram :)