Três dicas fundamentais pra quem quer viajar muito e gastar pouco nas terras européias + BÔNUS!

Quem não gosta de economizar – dica de pobre – não é mesmo?!

Pra quem nunca fez uma viagem pra cá, só de pensar no valor do euro, já vão dando uns mini infartos seguidos, e a sensação de que nunca vai conseguir fazer essa viagem!

Eu já passei por isso, e quando a gente veio pela primeira vez, foi contando as moedas (afinal aqui tem moeda até de 2 EUR), levando muito lanchinho com a gente, e depois de ter pego muitas dicas de pobres amigos que já haviam vindo antes.

Um dos nossos crushs, antes mesmo de chegar aqui, que já fazia a gente sonhar de olho aberto era a maravilhosa RAYANAIR!

Pra quem não conhece (ainda!) é uma das principais companhias aéreas low-cost (de preços baixos) aqui na Europa. Lembrando do nosso amigo-país Portugal, o link que deixei ai em cima é do site em português e meus amores, tem vôo a partir de 5EUR!! O GERENTE TÁ MALUCO!

O vôo mais em conta que já peguei, foi Roma-Bruxelas por 9,90EUR, apenas.

As dicas mais importantes ao usar a Ryanair é: não espere um serviço incrível. Tem vez que atrasa, tem a restrição de bagagem, pois o preço que aparece no site é apenas com bagagem de mão, que tem medidas máximas. OLHE BEM na hora de comprar seu ticket – pois cada mala despachada tem o seu valor – muitas vezes iguais aos da sua passagem, e pra finalizar, a dica que eu considero o mais importante:

VEJA ONDE É O AEROPORTO!!! No mapa mesmo, abra o google maps!

Nesse mesmo vôo Roma – Bruxelas, descobri que o avião pousava em Charleroi – Bruxelas. Que em modo comparativo é comprar uma passagem para São Paulo, onde se chega em Campinas – Viracopos (ou seja, 1h30 do destino final). De lá, havia um transfer, super tranquilo em ônibus executivo, mas que custou 17EU hahaha – sim, mais caro que o vôo!

Como não foi uma surpresa, deu tudo certo, já havia inclusive comprado o transfer antecipadamente. Ainda assim, por 27EUR (soma do vôo + transfer) a gente arrasou na viagem – que depois seguiu pra Amsterdã e Paris por terra… e ai vem a segunda dica:

Nosso melhor amigo para quem gosta de cair na estrada, a FlixBus!

Uma verdade sobre europeus: eles ainda não descobriram que se pode viajar em ônibus de viagem!

Você pode achar estranho, mas é mais ou menos isso mesmo. Os europeus gostam mesmo é de viajar de trem. Inveja deles que sempre tiveram essa opção a disposição (alô Brasil #fikdik). Nem passa na cabeça deles pegar um ônibus de viagem, que aqui na Itália eles chamam de “pullman” e por isso, sempre é possível encontrar ótimos preços!

A FlixBus é uma empresa relativamente nova, em que os ônibus são confortáveis e atuais, na maioria dos casos tem wi-fi, e tem uma infinidade de destinos possíveis a partir de 5EUR.

Eu fiz o trajeto Roma – Napoli, que é uma viagem de umas 3h por 5EUR. Uma maravilha pra quem prefere gastar quando chegar no destino, não é mesmo?!

Uma dica válida é que, as regras da viagem no FlixBus, na minha opinião, variam muito de motorista pra motorista. E o que eu quero dizer com isso?

Leve sempre um lanche com você, água também! Não necessariamente eles vão fazer alguma parada num posto, com estrutura para comer algo, usar o banheiro (tem banheiro no ônibus!).

Muitas vezes eles apenas param para embarque e desembarque, e no máximo é o tempo de um cigarro (se for o seu caso!). E como eu disse acima, os europeus não estão acostumados a andar de ônibus de viagem e portanto MUITAS CIDADES NÃO TEM RODOVIÁRIAS!

A parada do ônibus pode ser em lugares bem inusitados. Comigo já foram em estações de trem ou metrô, estacionamento de shopping, ponto de encontro próximo a algum lugar turístico!

Então assim como no caso da Ryanair – quando estiver comprando, preste atenção em onde você irá pegar o ônibus e descer!

Para finalizar e não deixar na mão aqueles que sonham e vir pra cá e andar de trem! Vamo lá, não esqueci de você 🙂

O site GoEuro é um dos meus best friends aqui, porque é um site comparador de preços – YAY! Mais que isso, ele compara também o modo como você pode fazer aquele trajeto. Sim, ele vai mostrar os preços e a duração, entre as opções avião, trem e ônibus!

É assim, maravilhoso! Normalmente quando começo a planejar uma viagem, é nele a minha primeira pesquisa.

Trem na estação central de Milano

Ali você consegue visualizar os valores de todas as opções possíveis, quanto demora cada meio de transporte, se há troca de trem ou ônibus (esteja atento a essa informação!) e se programar facilmente.

Finalizando com um BÔNUS incrível, pros mais ricos, que depois disso tudo, ainda estão ai pensando se não vale mais a pena ir de carro! Brincadeira, mas olha só:

O Rome2Rio é um comparador, que além de mostrar como o trajeto pode ser feito (trem, ônibus, barco) ainda mostra quantos quilômetros serão entre as 2 cidades, a rota de carro e o valor aproximado que se gastará de gasolina.

Não posso dizer com super certeza sobre essas estimativas de gastos usando um carro, porém nos outros meios de transporte ele normalmente acerta. Eu também o uso quando não conheço a cidade, ou não acho opções por trem e ônibus facilmente, pois ele integra até ônibus interurbanos.

Dica muito útil, principalmente para aquelas cidades pequeninas de tudo!

Para quem gosta de museus, temos esse post aqui, sobre o dia de museus gratuítos! Já quem tem Roma e Bologna no roteiro, só clicar que tem dica também!

Após tudo isso, o que me resta é só desejar boa sorte e que o sonho da viagem se realize logo! Após a primeira, não dá pra parar mais 😉

Siga @ilpercorso no instagram :)