Primeira vez em Veneza

A gente já teve oportunidade de visitar essa cidade que está no roteiro de vida de muita gente, e cada vez que você pisa lá você aprende alguma coisa, vê uma parte nova e se perde novamente!

Então ai vão umas dicas pra quando você visitar 🙂

A cidade é linda demais, e como é diferente de tudo que a gente conhece, os parâmetros normais mudam. Fizemos essa listinha de coisas dicas relevantes que fizeram a diferença no nosso passeio!

Começando pelo óbvio, quem se imagina em Veneza, já se vê também numa gôndola, num filme, com corações em cima e tá tudo certo! Apenas prepare o bolso! O passeio custa a partir de 80EUR por 30 minutos, para 6 pessoas. Sim, é isso \o/

Como eu sei que não é todo mundo que vai em galera e mesmo assim não tiver/quiser gastar essa grana, dica de pobre: existem umas gôndolas de passageiros normais, que levam de um lado a outro do canal. O passeio dura 2 minutos, mas também custa 2EUR por pessoa, e da tempo de fazer a foto!

Já se você tiver medinho-nojinho da água, mas mesmo assim amar as gôndolas, na Livraria Acqua Alta tem delas uma cheia de livros, pra você ver de pertinho. Além de que a livraria é um passeio para os que amam livros-e-gatos e querem ter uma visão toda especial do canal! Pra gente ela é imperdível 🙂

Falando da água de Veneza, nem pense em tocar, beber, qualquer coisa assim, ok?!

Quem já pesquisou um pouquinho no Google Maps ou coisa do tipo, sabe que a Veneza é uma ilha. Aliás, algumas ilhas em uma lagoa. Por isso não há carros, nem ônibus e nem mesmo bicicletas – a multa por levar uma magrela até a cidade é de 150 EUR, se não me engano.

Então os moradores tem seus barcos, e também existem os taxis-barcos e os vaporettos, que são os “ônibus-embarcações” normais, fazem a linha urbana. Dependendo de como você chegar em Veneza ou mesmo da onde se hospedar, será necessário pegar um desses para conhecer a cidade.

No vaporetto uma viagem, de até 75 minutos, custa 7,50EUR.

Porém você pode comprar um bilhete que vale por 24h, 48h, até uma semana por preços bem mais acessíveis e que te darão a oportunidade de conhecer as lindas Murano e Burano.

Se você não sabia/conhecia essa cidades, Murano e Burano, vale a pena reservar pelo menos um dia para conhecê-las.

Murano, é a oficial produtora daqueles vidros coloridos, de jóias e decoração. Tem um museu do vidro, além de mais canais e ateliês com peças de vidro incríveis. Mesmo que não for comprar nada, vale a pena conhecer as lojinhas.

Praça com escultura de vidro em Murano, 2017.

Burano é a irmãzinha menor e mais colorida. Tem como marca as casinhas coloridas, em cores vibrantes e maravilhosas. Parece um cenário de filme, e tem muito artesanato local de rendas, e vários restaurantes. Pra mim é imperdível!

Canais de Burano, 2017.

A data imperdível que todo mundo já ouviu falar é o famoso “Carnaval em Veneza”. Muito diferente do carnaval brasileiro, em Veneza as pessoas se vestem em trajes de gala antigos, dos anos de 1700-1800, além de divertidas fantasias. Ali na cidade é possível inclusive alugar uma roupa para curtir o carnaval a moda veneziana.

Normalmente o Carnaval se inicia algumas semanas antes do feriado brasileiro. Por isso quem estiver na cidade até algumas semanas antes já pode conhecer as festividades e os trajes maravilhosos dessa época!

A festa se concentra na praça São Marcos e dizem que nos dias principais de carnaval ela é muuuuuuuuito lotada. Todos querem ver o “vôo do anjo” que é uma corda “tirolesa” entre a torre e o outro lado da praça, onde o anjo fantasiado vem descendo até os foliões.

Praça São Marcos no carnaval de 2017.

Um doce típico que só é vendido na época do carnaval e é maravilhoso é a fritella. Uma espécie de bolinho frito recheado de zabaione (creme com licor, alguns com raspinhas de laranja!).

Me deu água na boca de só de pensar nisso!

Uma coisa um pouco particular de Veneza é que a maioria das igrejas cobram entradas para turistas. Então não saia entrando sem checar se é necessário comprar um bilhete ou fazer uma doação. Em muitas igrejas é possível ver obras de Tiziano e Tintoretto, que deixaram muitas obras na cidade! São muitas igrejas e museus incríveis!

Pra quem gosta de arte moderna e contemporânea, existe um museu/coleção da Peggy Guggenheim. Próxima a Galleria dell’Accademia, com algumas obras de Pollock, Picasso, Kandinsky e outros nomes super importantes do seu tempo, além de ter um jardim e uma vista para o Grande Canal maravilhosa.

Ainda no tema artístico, de próximo ao Arsenale estão os prédios e jardins da Bienal de Veneza. Eles ficam abertos ao público uma grande parte do ano e tem uma programação variada entre artes, arquitetura, dança, música, teatro e cinema. Vale a pena dar uma olhada na programação.

Ano passado nós fomos a mostra da Bienal de Arquitetura e para conhecer todos os pavilhões dos países e as mostras temporárias nós gastamos um dia inteiro. Então se quiser conhecer com tranquilidade reserve ao menos um dia, e provavelmente você ainda vai querer ter visto mais coisas.

Vista de um dos pavilhões da bienal.

Voltando as dicas de alimentação, em Veneza as pessoas tem o costume de petiscar pequenos pratos/entradas no balcão dos lugares. Isso é bem comum mesmo e você vai ser (se estiver em um local que não é apenas para turistas). Esses pequenos quitutes de peixe, camarão, brusquetas custam entre 1 e 4 euros, e são “lanchinhos” de fim de tarde, noite, que caem bem junto com algum drink!

O Aperol Spritz, aquele drink lindo laranja é nascido e criado na cidade! Ele é feito de aperol, rodela de laranja, prosecco e base de soda italiana/água com gás, na maioria dos lugares. Em muitos bares ele custa 2EUR-3EUR então se entrar em algum lugar que custa muito mais que isso, talvez você não esteja no melhor custo benefício da cidade!

O prosecco também é da região, uma ótima e barata pedida nos dias de calor. Quando estivemos na cidade em setembro do ano passado pegamos uma média de 30º graus por dia. É BEM QUENTE! E é uma delícia, no frio ou no calor a cidade é encantadora e vale ser visitada ao menos uma vez!

Se perder faz parte de conhecer os cantinhos de Veneza. Basta ficar de olho nas placas amarelas que indicam o caminho para Ferrovia, para São Marcos, e tentar se encontrar nesse cenário de filme!

Ingressos

Siga @ilpercorso no instagram :)