Quais documentos um Brasileiro precisa para entrar na Europa? – espaço Schengen

Quando a gente fala de viajar para longe de casa, sempre bate aquela dúvida sobre quais seriam os documentos certos para ter em mãos e mostrar no balcão da imigração. Vamos tentar ajudar aqui com a nossa experiência.

O tratado de Schengen

A primeira coisa importante que você precisa saber, é que quase todos os países da Europa fazem parte de um tratado que garante livre transito entre todos os países signatários. Esse tratado delimita o chamado “Espaço Schengen” e que vale dizer, não tem exatamente a ver com a União Européia – já que tem alguns que fazem parte do espaço e não são membros da UE e outros que são, mas não aderiram ao tratado, como explica o mapa abaixo.

Mapa ilustrando os países pertencentes ao espaço Schengen.
Mapa retirado do site da própria Comissão Européia, onde você pode inclusive saber mais sobre o tratado nesse documento em português

Isso significa que se você estiver indo para qualquer um dos seguinte países, as regras serão sempre as mesmas: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos (Holanda), Polónia, Portugal, República Checa (ou Chéquia), Suécia e/ou Suiça.

E que uma vez dentro do “Espaço Schengen”, você só precisará passar em um departamento de imigração quando sair da “zona de livre fronteira”. Por exemplo:

Vamos supor que você pegou um voo saindo de São Paulo para Lisboa. Ao chegar no aeroporto de Portugal você será obrigado a apresentar todos os documentos. Uma vez aceito, você pode ir de Portugal para qualquer um dos países listados acima sem passar por nenhuma imigração (de avião, carro, trem, ônibus, não importa). Logo, você pode literalmente alugar um carro e dirigir até, sei lá, a Estónia sem se preocupar com documentos para cruzar nenhuma fronteira. Isso é a parte mais legal.

Cuidados com as escalas e outros destinos

Como você deve ter reparado no mapa, esse tratado não inclui nem a Irlanda e nem o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte), por isso se um desses está no seu roteiro saiba que eles tem uma regra própria e um acordo separado entre eles.

Vale lembrar também que geralmente a imigração é feita sempre que você aterrisa de um voo, o que significa que se seu voo tem escala em um país, mesmo que seja de 1h e você mal vá ter tempo de chegar até o seu próximo portão de embarque, você muito provavelmente vai ter que passar pela imigração desse país! Então fique atendo às regras dele também.

Quanto tempo posso ficar e quais documentos levar

O tratado de Schengen permite que Brasileiros permaneçam como turistas por 90 dias a cada 180 dias dentro da zona comum. Isso significa que se você ficar 90 dias seguidos, você precisa ficar mais 90 dias fora para ter direito a mais 90. E como o espaço é comum, o ponto “negativo” é que mesmo que você fique, por exemplo, 90 dias somente na Itália, você vai precisar cumprir esse tempo fora antes de poder entrar novamente em qualquer um dos países daquela lista lá de cima. Tudo bem que para fins de turismo em geral, isso não costuma ser realmente um problema, mas é sempre bom avisar.

O processo é bem simples, na verdade, já que para Brasileiros não é exigido nenhum visto consular, tudo que você precisa ter em mãos são os seguintes documentos:

  • Passaporte com validade de mais de 3 meses contando a partir da data de entrada (e pelo menos duas páginas “em branco”).
  • Seguro Médico que cubra ao menos 30.000 EUR para todo o período de viagem. (na hora de contratar é bem fácil achar um que já diga que é aceito pelo Schengen).

Eles também deixam claro que qualquer outro documento pode ser solicitado. As precauções normais são:

  • Ter impressa também a passagem de volta;
  • Ter em mãos os comprovantes de reservas de hotéis e de que você tem dinheiro para ficar no país (algumas pessoas já me contaram que pediram para elas mostrarem o dinheiro em si, mas em geral um extrato da sua conta, ou do limite do cartão de crédito ou ainda os recibos de compra de Euro/Dolar devem ser suficientes. Para mim mesmo nunca pediram nada disso).

Se você está inseguro com isso tudo e com medo de ter algum problema, você pode levar também outros documentos que comprovem vínculo com o Brasil e que na prática deixem claro que você vai voltar pra casa, por no fundo é isso que eles querem saber né! (Se você estuda: uma carteirinha ou comprovante de matrícula; Se você trabalha: a própria carteira de trabalho; Se você tem uma empresa: algum documento que comprove isso).

Dicas de ouro! ?

É claro que não tem como prever como vai ser a sua recepção. Você pode chegar num horário em que a fiscalização está mais rigorosa. Pode pegar alguém mal humorado no guichê, ou que simplesmente não vá com a sua cara. Sei lá. Em geral eu tive sorte e não fui muito perguntado sobre nada nas duas vezes que entrei na Europa como brasileiro.

Então minha primeira dica é: não entre em pânico, porque tudo se trata de passar credibilidade e deixar claro suas intenções com a viagem. Por isso, se você já sabe que vai fazer escala em um país que fala um idioma que você não sabe, esteja pronto para responder em inglês, e se você não é super fluente em inglês, tente dar uma ensaiada pensando em como você responderia as perguntas mais normais. Que seriam sempre:

  • Aonde você vai ficar?
  • Quanto tempo você vai ficar no país?
  • Você tem algum parente aqui?

E coisas desse tipo. Assim você vai ter mais segurança para responder calmamente.

A segunda dica é: Existem alguns cartões de crédito que te dão o seguro de viagem exigido pelo Schengen. Tanto o Visa quanto o MasterCard, se você tiver um cartão Platinum, você só precisa cumprir dois requisitos:

  1. O cartão tem que estar no seu nome. (pode ser um dependente de outro cartão que não tem problema, mas o nome estampado nele tem que ser o seu);
  2. A passagem tem que ter sido comprada usando ele;

Pronto. Com isso você entra no site da bandeira do cartão e pede seu certificado Schengen. Nós já usamos aqui os dois e funcionou direitinho.

No entanto, se você tiver que contratar um desses no final das contas, aproveite para dar uma olhada no site do nosso novo parceiro, a Seguros Promo, que sempre tem uns preços legais e você ainda ajuda a gente 🙂

Se você tiver algo para acrescentar ou alguma dúvida, deixe um comentário aqui que a gente tenta te ajudar.

Siga @ilpercorso no instagram :)