Viagem de carro pela Puglia – Dia 4 – Baia dei Diavoli, Leuca e Ciolo

No quarto dia da nossa viagem na Puglia, nós pegamos o carro logo cedo, ainda sem saber onde iríamos parar, porém ainda em direção ao sul pela costa salentina.

Uma boa parte dessa estrada costeia o mar, e próximo a Torre Suda e Torre Sinfona, há uns 5 minutos de distância, passamos bem próximos a baía dei Diavoli. Ela fica bem próxima a rodovia e do carro era possível ver as águas transparentes. Ainda estava cedo, e mesmo com um nome não tão convidativo nós paramos ali mesmo e ficamos até umas 13h pelo menos.

Baia dei Diavoli

É uma praia com pedras, o que é bem comum na Puglia, o que torna complicado. Uma super dica são os sapatinhos de borracha de um dos post anteriores, mas a gente mesmo sem estar preparado com ele, foi de havaianas mesmo e curtiu muito.

A água é muito cristalina e tranquila. Tinham várias pessoas com bóias, e a parte mais clara é bem rasa, com água na cintura. Algumas pessoas pulavam das pedras direto pra água, mas nós escalamos tanto para entrar quanto para sair da água.

Santa Maria di Leuca

Saímos da baía ainda antes das 14h e fomos para Leuca a aproximadamente 1 hora de distância dali. Deixamos o carro no calçadão em frente ao mar, almoçamos e caímos na água mais uma vez. O mar ali tem uma prainha de areia e muito passeios de barco pelas grutas. Em agosto um passeio de barco de 2h custa a partir de 20Eur por pessoa.

Ali fica o pronto extremo sul da península de Salerno, e para vocês terem uma idéia, tem alguns passeios e ferry boats para Grécia. Demais né!

Do fim de tarde no Farol, que fomos de carro, conhecemos o Santuário e sua igreja, demos uma boa olhada na paisagem maravilhosa e seguimos para o último mergulho do dia.

Canale del Ciolo

Seguimos “voltando sentido Bari” por uns 5 minutos de passamos em cima do Ciolo! Ali temos um canal, com acesso por uma grande escadaria escavada nas pedras. Finalmente deixamos o carro estacionando na lateral da estrada (assim como todo mundo) e descemos.

Fomos dormir em uma cidadezinha próxima, chamada Alessano, em uma masseria , que é um tipo de chácara tradicional pugliese. Isso aconteceu por uma sorte do destino, já que cancelaram nossa reserva original naquele mesmo dia, as 14h da tarde.

Foi assim que terminamos nosso dia de aventuras, comendo uma pizza em uma micro cidade, mortos de tanto nadar!

Para os passeios na Puglia, nosso parceiro é o Get Your Guide, e aqui embaixo ficam os links com sugestões de atividades 🙂

Siga @ilpercorso no instagram :)