Guia de museus de Roma – Parte 1

A gente é o tipo de pessoa que gosta de museu, MAS gosta muito! Gosta de arte, de mostra, de monumento e isso tudo sempre faz parte da nossa viagem!

Morando por seis meses em Roma, e agora dez meses em Bologna, tivemos oportunidades incríveis de conhecer muitos dos principais museus italianos. Sempre preferindo comer um panino feito no hostel pra pagar a entrada de tudo! Sempre 🙂

Então surgiu a idéia de fazer o guia de museus, já que a gente sempre quiz conhecer, com as principais obras. Também para entender, quando a gente tinha pouco tempo, quais eram os imperdíveis, os que tem muita fila, os que são gratuítos. Enfim, chegou a hora de escrever o que a gente achou disso, e ajudar você a planejar sua viagem, já que os museus são partes fundamentais do turismo aqui na Europa.

Começando pelos museus de Roma, que talvez seja a cidade com mais museus e história da Itália, ficam aqui nossas dicas de passeios pela cidade eterna.

Museu do Vaticano

Se você me falar, mas eu consigo ir em apenas um museu em Roma! Qual deles escolho?

Não existe dúvida meu amigo, é no museu do Vaticano que você deve ir!

Mas olha, acorda cedo, vai bem confortável e leva lanche e água. Tem um jardim lindo lá dentro, onde você consegue comer tranquilamente – e se prepara porque as coleções não acabam mais.

Tem coleção egípcia, arte rupestre e antiga, mil afrescos de Rafael, tapeçarias, mapas, arte moderna e contemporânea. Eu não consegui ver tudo, e as últimas salas fui passando e sendo expulsa.

Pra quem gosta de museu esse é um assunto grande de arte e uma das coleções mais importantes do mundo.

Já quem quer ver só os pontos mais importantes, assim como no Louvre, tem algumas plaquinhas indicando como chegar mais rápido a Capela Sistina.

Não se esqueça, é uma capela, uma igreja, então vai estar um amontuado de gente, mas vai ter gente falando pra ficar quieto também.

Não pode tirar foto, mas a gente é desobediente, não façam isso!

Vou deixar os links para compra dos ingressos e corta fila do nosso parceiro aqui embaixo!

Pantheon

Esse era um dos lugares que eu mais queria conhecer em Roma. É uma verdadeira relíquia da antiguidade ali no centro e fica bem próximo da Piazza Navona e da Fontana de Trevi.

A entrada é gratuíta e a dica é baixar o aplicativo e levar o fone de ouvido para fazer a visita com audio guia do lugar, que incluisive é em português. O audio explica a história e as modificações que aconteceram no templo em todos esses anos, além da arquitetura e sua relação com as horas, estações do ano e a chuva.

Coliseu

Tem quem não saiba que o monumento mais famoso de Roma não é apenas uma grande ruína, mas possui também uma área de mostras temporárias além da visita histórica. Oferecer o audio guia (a pagamento) em português, para fazer a visita e entender toda a história do auditório Flávio.

Pois é, não entendeu né? Mas é isso, Coliseu era a estátua que ficava em frente a arena.

Como você já deve imaginar, a fila é grande mas é possivel comprar aqueles ingressos para não ter que enfrentá-la. Seguem os links 😉

Incluso a entrada do Coliseu, está também a entrada ao Palatino e Forum Romano, que são parte do complexo monumental logo ali ao lado. Vale MUITO a pena, pra quem gosta de andar e tem um tempinho a mais na cidade.

Museus Capitolinos

Esse é o museo da Capital de Roma, o museu romano por excelência. Ele fica ali atrás do Vitoriano, na Piazza Venezia, daquela famosa cena do filme “Para Roma com Amor”. É nesse museu que está a famosa Loba, que teria amamentado Romulo e Remo, e são a origem da história de Roma.

É um museu dividido em 3 partes, bem maior do que me parecia, e que oferece a melhor vista das ruínas do Forum Romano! Demais <3

Castelo de Sant’Angelo

Eu não lembro o porque, mas esse foi o primeiro museu que nós fomos em Roma. Era minha primeira vez na europa e me recordo da emoção que era pensar em visitar um castelo, pela primera vez na vida. Inclua no seu passeio se você também quer passar por essa experiência.

É um castelo de verdade no meio da cidade, com todas as suas funções de defesa a observação ali do ladinho do Vaticano. Possui uma coleção de armaduras e uma vista linda de Roma!

E para finalizar com chave de ouro essa parte:

Museu e Galeria Borghese

A galeria fica detro da Vila Borghese, atrás da Piazza del Popolo, do ladinho da Piazza di Spagna. O ingresso tem que ser comprado com antecedência, no mínimo de manhã para visitá-la na parte da tarde. Porém se você quer ver um monte de obra do Caravaggio e Bernini, compra antes e fica bem tranquila para visitá-la 🙂

Detalhes da Galeria Borghese
São esculturas, quadros, afrescos e ornamentos em tudo
O Rapto de Proserpina na Galeria Borghese
O Rapto ali atrás

Além das obras, a galeria tem vários afrescos e salas divinas de deixar qualquer um maravilhado.

Na minha opnião é um passeio imperdível. É la que está a famosa escultura de Bernini, “O rapto de Proserpina”, que te deixa duvidando daquela ópera de mármore e sua delicadeza. É incrível! Ficam os links aqui para ingressos 🙂

Fizemos também um mapinha com a posição de todos esses museus do post! Espero deixar mais fácil a dificíl tarefa de decidir o que fazer em Roma. Essa cidade merece um ano inteiro!

Se você quer dicas de monumentos e caminhadas pela cidade – tudo grátis! E dicas para comer em Roma, tem tudo aqui no blog 🙂

Siga @ilpercorso no instagram :)