Viagem de carro pela Puglia – Dia 2 – Alberobello, Cisternino e P. Cesareo

Continuando nossa viagem de carro pelo interior da Puglia, nós acordamos em Alberobello, em uma vila de trulli; tomamos café da manhã ali mesmo, afinal tínhamos incluído na hospedagem e voltamos para ver a cidade de dia – e se encantar novamente.

Dessa vez foi bem mais fácil achar vaga para o carro próximo ao centro, ainda sem pagamento! Passeamos pelas zonas trullo, compramos figos caramelizados com amêndoas – figos e azeite são um dos alimentos típicos da região – e partimos.

No caminho, vimos Locorotondo, que também estava na nossa listinha de cidades! Mas tínhamos que escolher uma das cidades e a menos de 30 minutos dali chegamos em Cisternino!

Cisternino

Essa cidadezinha branca é uma dos “borghi più belli d’Italia”. Foi surpreendentemente lindo, pequenininho, só charme. Ela fica em uma área mais alta, com vários mirantes para a campos de oliveiras.

Uma coisa legal sobre a região é que é muito tradicional o restaurante-açougue “macelleria”. Você pode escolher ali a carne, que é preparada como um churrasco na hora. E em comparação ao norte da Itália, os valores das refeições são bem mais acessíveis e de modo geral, as porções são maiores.

Sabendo disso nós almoçamos, passeamos, e seguimos finalmente para a praia!

Porto Cesareo

A próxima e última parada foi Porto Cesareo, já no mar Iônico – parte interna do saltinho da bota – a 1h30 de carro, aproximadamente 80km dali. Chegamos ali as 16h30 da tarde e a praia estava MUUUUUITOOO CHEIA.

Isso é muito diferente do Brasil. Apenas algumas áreas das praias são públicas, e essas áreas são super disputadas – ainda mais nessa época.

Achar uma vaga pro carro já era um desafio nível carnaval no Brasil.

Uma dica: chegue cedo nessas praias, e marque seu lugar. Uma dica melhor ainda é levar comidinhas e bebidas para nem se preocupar com a fome de praia!

Demos um mergulho nas águas transparentes – afinal era necessário, mas não conseguimos curtir tanto a praia. Seguimos para a pousada, comemos uma pizza ali pertinho e fomos dormir cedo para aproveitar bem o próximo dia.

Ficam as dicas de passeio do parceiro Get Your Guide!

Siga @ilpercorso no instagram :)