Quem tem direito a cidadania italiana?

A cidadania italiana é transmitida por descendência. Em termos legais é chamada de “iure sanguinis”. Sendo assim, ela é transmitida pelo ascendente italiano aos seus filhos, sem limite de geração.

Se você sabe que em sua família o seu bisavô, trisavô, tataravô, lalalalavô era italiano, você é um descendente de italiano em potencial 🙂

Pare, sente e converse com os mais velhos! Nesse momento qualquer informação é importante. Um bom começo é fazer sua árvore genealógica. 

Em resumo:

Eu, Maria Bari, filha de José Bari, que era filho de Antonio Bari, por vez filho de Mateu Bari (nascido na Itália), tenho o direito de reconhecer a cidadania, mesmo que meu pai José e meu avô Antônio não tenham feito isso anteriormente. Quando só há homens na linha de descendência, esse direito está garantido, pode começar a juntar os documentos!

Mas a minha bisavó que era Italiana!

E vem ai a excessão:

As mulheres ganharam o direito de transmitir a cidadania italiana além do primeiro grau (filhos), após 1948.

Significa, usando meu próprio caso:

Minha avó era filha de mãe italiana. Meu pai nasceu em 1947 (não recebe o direito de ser cidadão italiano). Todos os irmãos dele nasceram após 1948, logo podem pedir o reconhecimento da cidadania italiana.

É injusto (a Itália sabe disso também), e por isso caso esse seja o seu caso, você ainda poderá pedir o reconhecimento MAS terá que entrar com um processo jurídico de reconhecimento de cidadania, através um advogado.

E vem ai a excessão da excessão:

Descobri que de onde era o meu antepassado, agora é a região trentina da Itália! Antigamente fazia parte do que era o império austro-húngaro. Posso ser cidadão austríaco então? Ou serei italiano?

Calma! Esse caso é bem específico, e tem algumas regrinhas próprias! Eu mesmo vou estudar e faço um post aqui em breve 😉

De toda forma, por enquanto, fica o link aqui do Circolo Trentino de São Paulo, que serve de base pra começar esses esclarecimentos:  http://www.ctsp.org.br/cidadania.php

Boa sorte nas conversas, reúna o maior número de informações possíveis, pergunte para família, faça sua árvore genealógica, e deixe pronto o primeiro passo! Claro, se precisar de ajuda, entre em contato com a gente! Ficamos felizes em ajudar na busca do seu documento para o reconhecimento da cidadania italiana!

Siga @ilpercorso no instagram :)