FICO – O Maior Parque Agroalimentar do Mundo!

Logo após o natal do ano passado, 2018, nós fomos conhecer o FICO, que fica nos arredores da cidade de Bologna, na Emilia-Romagna.

Pra você que nunca ouviu falar desse lugar, calma, ele é novo mesmo!!

Espero que nesse post e num pequeno vídeo que fizemos durante a nossa visita você conheça um pouquinho sobre o que é esse “parque de diversões” agroalimentar, e principalmente, inclua no seu roteiro de viagem!

Fica aqui o nosso vídeo com um pouquinho do FICO! É passeio pro dia todo!

FICO = Fabbrica Italiana Contadina,

Que significa em português = Fabrica italiana camponesa!

O FICO pertence a Eataly, uma espécie de mercado + restaurantes de produtos genuinamente italianos, de qualidade. Pra quem já conhece a Itália, existem muitos Eataly espalhados principalmente nas grandes cidades italianas.

No Brasil existe uma unidade enorme em São Paulo! Que também vale a visita 🙂

Nos mercado Eataly você encontra uma grande variedade de produtos italianos, desde hortaliças até os mais caros vinhos. Há a opção de comer e beber, desde um café até restaurantes de peixes, pizza, massas, enfim.

O FICO, em Bologna se propõe a ser além de um mercado, um espaço de conhecimento e diversão, como uma verdadeira “fazenda” da comida italiana, onde é possível ver de perto desde a plantação até a comida na mesa.

O espaço é organizado por setores alimentares, como carnes, laticínios, cereais, frutas e verduras, etcs e lá dentro você pode conhecer e provar (claro!) todos os sabores da gastronomia italiana, além de conhecer mais sobre a cultura e geografia do país!

É um passeio que pode pode durar até de um dia inteiro!

Para as crianças, há também bastante entretenimento. Mini golf, fazendinha, quadras, teatrinho. Enfim, há de tudo um pouco e é super frequentado por famílias!

Mas e os preços? HEHE

Como você já deve imaginar, os valores tanto dos itens para levar quanto dos restaurantes são um pouco mais salgados do que de um mercado comum! Porém, mesmo com uma carteira magrinha, são tantas opções e variedades de produtos que acho difícil não encontrar algo que caiba no orçamento.

Os restaurantes tem valores comparáveis a restaurantes turísticos da cidade.

Eu e o Diego almoçamos por lá, e entrada + prato principal (hambúrguer) + chopp artesanal custaram 47EUR (para 2 pessoas). Eu considero um valor alto, porém estava tudo muito muito muito bom!

E como eu faço pra chegar?

Pra quem vai passar ou ficar em Bologna, os jeitos mais fáceis são: ir de carro ou ônibus.

Para os carros, há um estacionamento enorme, pago. Se não me encano, as primeiras 2h eram grátis, e após isso, se paga por hora.

De ônibus, da estação ferroviária central de Bologna (onde se chega facilmente também do aeroporto), há um ônibus chamado FICO BUS. O bilhete custa 7EUR para ir e retornar, sendo que se você estiver em grupo de mais de 3 pessoas, é possível comprar por 5EUR.

Esse é o site onde você pode comprar antecipadamente os bilhetes: https://www.ficobus.it/it

Já algumas cidades, como Milão, Bergamo e Firenze, possuem ônibus de viagem que fazem o trajeto direto ao FICO! Vale a pena pesquisar se esse é o seu caso!

Para finalizar, fica aqui o site dessa maravilha: https://www.eatalyworld.it/it/

Bologna é uma cidade linda, e com certeza uma das cidades mais importantes para a gastronomia italiana. Não tenha dúvidas de que

a Bologna si mangia bene 🙂

Ingressos

Siga @ilpercorso no instagram :)