Nesse post contamos tudo o que fizemos no nosso segundo dia de viagem de carro pela Toscana. Esse é o resumo do nosso domingão:
Acordamos em Cortona e na manhã seguinte, finalmente paramos em frente a Bramasole – casa de Frances Mayers. Demos um último giro pela cidade, e seguimos em direção a Montepulciano, quando paramos em:
Lago Trasimeno
Fizemos uma parada picnic para o café da manhã no Lago! Foi uma idéia que veio na hora, já que vendo o mapa, estávamos muito próximos a ele e valeu muito a pena. O Lago Trasimeno é o maior lago da região central da Itália, e fica na Umbria, bem ali na fronteira das regiões (Toscana e Umbria).
O fundo do lado é de areia “meio barrenta”, então não deu vontade de nadar, mas fizemos o picnic na margem. Pra quem se interessar pelo lago, tinham vários passeios de barco, ilhas e pedalinhos.
Nosso café da manhã – picnic ao improviso
Após o café seguimos para nossa próxima parada toscana em:
Montepulciano
Conseguimos um lugar para estacionar o carro, pagando por hora é claro, bem próximo a entrada da cidade. Digo isso porque não é uma missão fácil encontrar vagas nessa época, mas com paciência é possível, mas vá preparado heim! Paramos próximos a Porta al Prato.
Seguimos no centro em direção a Piazza Grande. Assim como Cortona, a cidade é inteira de subidas e decidas, sem carros de turistas, então perninhas que ajudem a aguentar. A cidade também fica no alto, então várias das ruas são panorâmicas. Vale a pena o passeio com calma, com tempo para contemplação.
Ruas de Montepulciano Vista panorâmica Cantinhos com vista
A cidade também foi cenário de filme e livro, mas dessa vez o Lua Nova, segundo filme da saga Crepúsculo.
Cenas de Lua nova e de I Medici Local onde filmaram
Depois de conhecer o centro, as paisagens e o duomo, voltamos a estrada rumo a nossa última parada:
Pienza
Chegamos morrendo de fome, e como vocês já devem saber mas vale relembrar aqui, os horários de almoço e janta aqui na Itália são muito precisos e se você perder, sinto muito, mas não tem nenhum restaurante que vai te deixar entrar as 15h e pedir o almoço.
Entrada do centro histórico de Pienza
Depois de perguntar em quase todos os restaurantes que estavam abertos, achamos um lugar de panini (sanduíches), e foi ali mesmo. Pienza é relativamente menor que as cidades anteriores – ao menos o centro histórico e foi muito mais fácil de estacionar o carro na chegada.
O centro também fica numa parte elevada, mas é quase que inteiramente plano! Então temos várias vistas panorâmicas e depois do almoço pegamos um gelato e fomos descobrir a cidade. Conhecemos o duomo, a praça principal e as lojinhas.
Duomo Ao ladinho do Duomo essa passagem Tipos de queijo pecorinos Ruazinhas de Pienza
Um dos alimentos mais tradicionais do local é o queijo pecorino, e pra mim esse é o cheiro da cidade. Fizemos umas comprinhas de mel de queijo para trazer para Bologna, e antes das 17h nós saímos de lá, afinal é ainda viriam 3h de viagem até a nossa casa.
Deixo mais sugestões de passeio do nosso parceiro Get Your Guide!
Em agosto também fizemos uma outra viagem de carro, pela Puglia! Para saber mais veja o que fizemos nos 5 dias de viagem 🙂