Busca x pesquisa de documentos italianos

Nesse meio de assuntos sobre o reconhecimento da cidadania italiana, muita gente não sabe qual a diferença entre uma busca e uma pesquisa de documento, qual o profissional ideal para cada caso, assim como a diferença entre os serviços e valores.

Mas afinal qual a diferença entre busca e pesquisa?

A primeira pergunta é:

Você já sabe onde o seu antenato italiano nasceu? Ou casou? Ou faleceu? E a data em que isso aconteceu?

Se a sua resposta for: sim, foi na comune x, na data yy/zz/tttt. 

A resposta é: isso é uma busca 🙂

Se tiver uma versão antiga do documento, que só precisa de uma via atualizada, a busca também se aplica ao seu caso.

Simples e rápido, o profissional irá até o local, retirará uma nova via do documento a ser buscado, fará a validação necessária.

Irá fazer a apostila do documento se assim for pedido, e enviará para o requerente, que irá receber o documento sem maiores problemas, normalmente num prazo de tempo curto, a depender da forma de envio.

Nossa, mas eu não sei exatamente onde ou quando meu antenato nasceu!! E agora?

Sei que foi na região X, ou na certidão dele consta um local que é na verdade também é uma província italiana (como um estado brasileiro, onde há várias cidades).

Ah!! Sei também que ele provavelmente nasceu no ano de 18xx, porque na certidão ele faleceu com tantos anos, no ano de 19xx.

Nesse caso a resposta é: isso é uma pesquisa.

O profissional deverá analisar, junto a você, todas as informações e documentos que você já possui, como datas, indicações de localização, nome dos parentes que constam nos documentos. Nesse caso, a sua ajuda será essencial para que a pesquisa seja concluída com sucesso.

Em alguns casos, num segundo momento o profissional também irá precisar se dirigir aos arquivos de estados das províncias italianas, afim de descobrir mais informações sobre a família do antenato, e possíveis documentos que tenham informações relevantes.

No caso da pesquisa, os prazos variam de acordo com a dificuldade de cada cliente. Os valores serão mais altos já que o trabalho também será infinitamente maior.

Mas eu entrei em contato com um buscador de documentos, e mesmo sem ter os dados certos, ele achou meu documento! Como que ele fez isso tão rápido?

Provavelmente o buscador teve acesso a dados de buscas anteriores já feitas por ele, ou mesmo em uma busca pela internet, em alguns sites de pesquisa genealógica. Ele achou o dados e transformou o que seria uma pesquisa em busca! Que sorte heim!

Esse é um caso “do melhor dos mundos”, pois o cliente, que ainda não havia informações precisas, conseguiu seu documento por um valor menor do que se contratasse um pesquisador.

Porém, mesmo sem saber, o cliente já havia as informações que possibilitavam uma pesquisa simples, e após isso a busca do documento.

Infelizmente nem todos os casos de pesquisa podem ser convertidos em buscas. Assim como nem todas as pessoas tem informações suficientes para que se inicie uma pesquisa.

Saber que seu antenato é italiano e só, na maior parte dos casos não é suficiente para descobrir onde estão os documentos dele.

Como dica a quem vai começar a reunir os documentos agora:

Sugiro começar pelos seus documentos, depois seu pai/mãe, e assim por diante, até seu antenato.

As certidões em inteiro teor, que são as exigidas para fazer o processo, contém informações mais completas sobre os familiares.

Grandes conversas em família também são fontes preciosas! Aproveite as ocasiões e parentes mais velhos para reunir o maior número de informações possíveis.

Caso precise de ajuda com sua busca ou pesquisa, fale com a gente 🙂

Clicando aqui você pode pedir um orçamento pelo formulário ou então enviando um e-mail para: contato@ilpercorso.com.br

Siga @ilpercorso no instagram :)