Aulas de italiano, antes e depois de ir para Itália!

Eu particularmente, assim que comecei a pensar mais profundamente sobre o que significaria fazer a cidadania italiana, me deparei com a seguinte questão: O que é ser italiano?

É claro que é um tema complexo, e por hora não pretendo me aprofundar nisso, mas foi assim que percebi que o mínimo que eu poderia fazer para começar a me integrar com essa cultura, era começar a aprender italiano. Não quero dar sermão em ninguém, mas eu já deixo bem claro que, na minha opinião, aprender italiano é fundamental para qualquer pessoa que quer fazer o processo de cidadania.

Não estou falando de ser fluente não, de escrever corretamente (eu mesma não tenho essa qualidade ainda) – estou falando só de conseguir se comunicar basicamente, ler um textinho, um cardápio, entender as publicidades da rua, do metrô, enfim, compreender parte de tudo isso que é “pertencer a alguma cultura”.

alguma atividade de curso de italiano

A gente já tem sorte, (pelo menos eu tive!) de ter uns costumes bem italianinhos, que eu nem sabia que eram, mas quando cheguei aqui fui percebendo (por exemplo o café com leite todo dia de manhã, pra mim, igual ao cappuccino deles, que normalmente só tomam pela manhã mesmo! E não tem nada de chocolate, canela, envolvido nisso), então eu realmente acho que vale a pena tentar aprender o quer for possível, e pra que isso aconteça, conhecer a língua é o primeiro passo!

Todo mundo sabe dos problemas atuais da Europa, que recebem todos os dias um monte de gente dos mais diversos locais e que infelizmente não tem mais pra onde ir. Por mais que isso seja um “vero peccato”, ainda tem algo bom que surgiu dai:

Em várias cidades italianas existem cursos de língua comunitários, gratuítos ou com taxas bem baixas.

Enquanto estive em Roma, fiz dois cursos em bibliotecas diferentes que me deram uma super base do idioma, onde eu conheci muita gente legal, professores incríveis que ensinavam além da língua, um pouco de cidadania, e se importavam muito com nosso bem estar. Ali, não fazia a mínima diferença o meu local de origem (nem no caso fazer/ter a cidadania), o que realmente era importante era o fato de estar na Itália e querer aprender o idioma, ser acolhido super bem, por pessoas que sabiam que eu não estava no “meu habitat natural” e faziam de tudo pra me sentir em casa!

Vamos aprender um italianinho básico?

Então as dicas de ouro são:

App/sites

Ainda quando estava no Brasil, eu usei o Duolingo. É gratis, e agora você pode aprender italiano a partir do português. 

Marca do aplicativo Duolingo

Canais do youtube/instagram:

O Alberto do @italianoautomatico é maravilhoso! E ele ainda coloca a avó dele no canal, que deixa tudo mais italiano ainda hahaha.

O Pierluigi do @vouaprenderitaliano também é ótimo! E tem um foco pra brasileiros, já que ele vive no Brasil! O instagram com pequenas frases, palavras é uma super dica!

Se você já sabe inglês, então pode ver também o @italymadeeasy. O Manu era professor universitário na Austrália, e resolveu se dedicar as aulas de italiano pela internet!

Já na Itália, na cidade onde estiver:

Procure a biblioteca mais próxima, normalmente você vai encontrar informações sobre cursos de italiano lá.

Igrejas!

Ta passeando nas igrejas? Porque se você vai pra Itália e não entrar nas igrejas, bebê, você ta perdendo uma parte do passeio (independente da religião, tem muita obra de arte ali, grátis! Ainda pretendo fazer um guia de igrejas e suas obras!). Vai até a porta, procura o mural de avisos e dá uma olhada se tem algum curso lá – normalmente tem anúncios de diferentes igrejas!

E óbvio, o mais fácil, joga lá no google:

parrochie, communitari, biblioteca, corso italiano, stranieri
+ nome da cidade onde está

Alguma coisa vai aparecer!

Se você estiver em Milão: www.milano.italianostranieri.org

Já aparecem um apanhado de escolas, onde você consegue filtrar por nível, horário, grátis ou a pagamento, etcs.

Em Roma, as bibliotecas que eu frequentei os cursos eram: Biblioteca Marconi e Caffè Letterario.

Ta tudo na mão! Espero ter dado alguns exemplos possíveis de aprender um pouco da língua sem fazer um super investimento financeiro! Claro que se você tiver oportunidade, tem um monte de professores incríveis por ai!

Siga @ilpercorso no instagram :)